BoaDica - Índice do Fórum
Pesquisa de Preços | Serviços | Classificados | Dicas | Programas | Drivers | Notícias | Início
VideoDica | FotoDica | Empregos | Antivirus | Humor | Manuais | Extensões | Cyber Cafés
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Estes Valores Estão Normais? [RESOLVIDO!]

Novo Tópico   Responder Mensagem    BoaDica - Índice do Fórum -> Cooler/Aquecimento/Temperatura
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 07 Fev 2010 16:34    Assunto: Estes Valores Estão Normais? [RESOLVIDO!] Responder com Citação

De vez enquando meu PC trava e fica apitando continuamente e depois volta a funcionar normalmente. Resolvi então fazer uns testes para verificar os valores de temperatura, voltagens e velocidade do cooler da CPU.

Por favor, confiram os dados abaixo e me digam, se for possível o que pode estar acontecendo aqui no meu PC.

Obs. Usei o Teste de Estabilidade do Sistema do Everest durante 10 minutos em cada teste para obter os resultados abaixo.

Mobo ASUS A7S333
CPU AMD Athlon XP 1600+ Palomino (Clock 1400MHz)

TEMPERATURA AMBIENTE 40Cº

Idle

CPU.........55Cº

Cooler......3054RPM

Núcleo CPU..................1,78v
+2,5v..........................2,53v
+3,3v..........................3,10v
+5v.............................variando entre 4,76v e 4,78v
+12v...........................12,61v
Modo Espera................4,89v

Full

CPU.........59Cº

Cooler......3096RPM

Núcleo CPU..................1,78v
+2,5v..........................2,53v
+3,3v..........................3,07v
+5v.............................4,60v
+12v...........................12,74v
Modo Espera................4,87v

Editado pela última vez por sérgio lobo em 11 Mar 2010 22:52, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 07 Fev 2010 23:16    Assunto: Re: Estes Valores Estão Normais? Responder com Citação

Ninguém se habilita?
sleep
Usuário

MensagemEnviada: 08 Fev 2010 12:23    Assunto: Responder com Citação

Essa fonte é genérica?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 08 Fev 2010 13:22    Assunto: Responder com Citação

sleep escreveu:
Essa fonte é genérica?

Sim. É genérica, mas estou monitorando essas voltagens há dois dias e elas estão se mantendo fixas. Hoje, por exemplo o PC ainda não deu nenhum sinal de problema.

A questão é a seguinte: independente da minha fonte ser genérica esses valores que eu postei estão normais?

fabianofjj
Usuário

MensagemEnviada: 09 Fev 2010 16:22    Assunto: Responder com Citação

As voltagens estão pouca coisa abaixo do que deveria, isso pode estar sim afetando seu conjunto. Não sei para esse processador em questão, mas essas temps podiam baixar um pouco, eu acho.

Lembrando que os AMD's antigos, costumavam ser esquentadinhos, mas acho que 50º Idle, tá um pouco alto.
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 09 Fev 2010 16:30    Assunto: Responder com Citação

fabianofjj escreveu:
As voltagens estão pouca coisa abaixo do que deveria, isso pode estar sim afetando seu conjunto. Não sei para esse processador em questão, mas essas temps podiam baixar um pouco, eu acho.

Estranho... Este PC aqui funciona com esta fonte a meses sem nenhum problema...
fabianofjj escreveu:
Lembrando que os AMD's antigos, costumavam ser esquentadinhos, mas acho que 50º Idle, tá um pouco alto.

Olha. Esta CPU já chegou a trabalhar a mais de 60Cº e nunca deu pau.
Alucard
Administradores

MensagemEnviada: 09 Fev 2010 22:48    Assunto: Responder com Citação

em um primeiro momento, está tudo ok.

o lance é rodar testes mais específicos como o memtest para memórias (dã) ... a ferramenta de diagnóstico do fabricante do HD... e só por puro hábito... retirar o processador do soquete... dar o "sopro técnico" e colocar de novo.
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 16 Fev 2010 14:40    Assunto: Responder com Citação

O PC agora, do nada está funcionando sem nenhum problema... Vai entender...Confused
Renan_R
Usuário

MensagemEnviada: 21 Fev 2010 14:27    Assunto: Responder com Citação

Relaxa, tá tudo OK.
Não se pode condenar a fonte. A única voltagem que tá mais fora é a 3.3v, utilizada por placas de vídeo AGP. Usava uma a7s333 com uma Ti4200 e fonte genérica e apresentava instabilidade em jogos, quando coloquei uma fonte boa continuou e cheguei a conclusão que o problema era a placa mãe mesmo. Troquei por uma a7n8x-x (tenho até hoje) e melhorou 100%. Abraços.
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 21 Fev 2010 16:18    Assunto: Responder com Citação

Tenho uma suspeita...

Este problema começou há mais ou menos 2 meses depois que eu troquei o cooler da CPU. A questão é que o dissipador deste cooler novo veio com elastômetro (aquela goma que muitos aqui no fórum condenam). O que eu fiz foi remover ela com uma espátula de plástico e em seguida lavar a base com palha de aço fina e detergente. Só que eu percebi que a remoção não foi 100% (o local ficou meio embaçado), mas como os resíduos eram muito poucos eu decidir colocar o cooler com a pasta térmica normalmente. Quando aconteceu o problema pela primeira vez e retirei o cooler para trocar a pasta térmica eu percebi que na área onde estava o elastômetro estava escurecido. Continuei ignorando e após trocar a pasta térmica e recolocar o cooler o problema voltou de novo após mais ou menos um mês. Desta vez eu decidi fazer uma limpeza mais eficiente da base de forma que consegui remover por completo os resíduos escurecidos.

Até agora já vazem três semanas mais ou menos que tudo está normal.

Desconfio que a causa do problema foram os resíduos do elastômetro na base do dissipador que impediam a eficiência da transferência de calor da CPU para o dissipador e com isso causando o super aquecimento.

Bom. Vou aguardar uns dois meses e voltarei aqui para postar se o problema realmente acabou definitivamente.

Alucard
Administradores

MensagemEnviada: 21 Fev 2010 16:46    Assunto: Responder com Citação

a palha de aço chegou a arranhar a base do cooler? mesmo que de maneira ínfima??

se sim... foram as micro-ranhuras com resíduo da gosma que causaram isso... agoa com as micro-ranhuras limpas e com pasta térmica decente... sumiu.. mas.. vai voltar... se é esse o caso... o ideal agora é polir bem a base ... o velho esquema da lixa 600, depois 800 e depois 1200.
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 21 Fev 2010 21:43    Assunto: Responder com Citação

Alucard escreveu:
a palha de aço chegou a arranhar a base do cooler? mesmo que de maneira ínfima??

se sim... foram as micro-ranhuras com resíduo da gosma que causaram isso... agoa com as micro-ranhuras limpas e com pasta térmica decente... sumiu.. mas.. vai voltar... se é esse o caso... o ideal agora é polir bem a base ... o velho esquema da lixa 600, depois 800 e depois 1200.

Eu usei palha de aço do tipo usada para lavar louça, ou seja, não arranha... Pelo contrário, ficou brilhando... Com certeza consegui remover totalmente os residuos da "gosma".
sérgio lobo
Usuário

MensagemEnviada: 11 Mar 2010 22:51    Assunto: Responder com Citação

Problema resolvido. Até agora não deu mais problema. Logo, a limpeza da base do cooler resolveu.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    BoaDica - Índice do Fórum -> Cooler/Aquecimento/Temperatura Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.